MORRO DO CAMPESTRE
O Morro do Campestre está localizado estrategicamente junto à escarpa da Serra Geral, com altitude menor que a parte superior do planalto. Esta localização permite o visual privilegiado de 360º, possibilita contemplar os canyons Malacara, Índios Coroados e Molha Coco e avistar a planície costeira, as lagoas e as cidades litorâneas.
“Campestre” é como a comunidade local denomina as pequenas áreas de campo nativo, rodeadas por perau e mata nativa. Para chegar ao Morro do Campestre, é necessário percorrer uma trilha que sobe a encosta do morro, caminhando alguns trechos por áreas abertas e outros em meio a mata nativa.
A caminhada inicia-se na comunidade de Vila Rosa e logo após os primeiros minutos de caminhada começa se desvendar o visual para o vale do rio Molha Coco e para planície.
Ao longo da caminhada, é possível avistar o trajeto percorrido pelos tropeiros, durante o século passado. Conforme relatam os moradores mais velhos deste lugar, eram inúmeras tropas que circulavam por estes caminhos de difícil acesso, transportando mercadorias e movimentando o comércio da época.
A caminhada segue, e após um trecho em meio a mata nativa, surge um local surpreendente. São 360º de puro visual, possibilitando contemplar os cânions Malacara, Índios Coroados e Molha Coco e avistar a planície costeira, as lagoas e cidades litorâneas.
A caminhada é de média dificuldade, ter preparo físico e muita disposição torna mais fácil o trajeto. Mas o visual é cinematográfico. É necessária a contratação de guia credenciado. Levar lanche, água, repelente e filtro solar na mochila e usar boné, calçados fechados e roupas confortáveis para a caminhada.