FORTALEZA
É o maior dos canyons da América do Sul e fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral. O nome vem do formato dos rochedos, que lembra as muralhas de uma fortaleza. Em dias claros, avista-se o mar lá do alto. Um dos pontos altos deste canyon é a Cascata Tigre Preto. É possível visitá-lo pela borda superior, que fica no município de Cambará do Sul/RS, e pela parte de baixo, entrando em sua cratera, que fica no município de Jacinto Machado/SC. Não há cobrança de taxa de ingresso e é aberto à visitação todos os dias.
– Na parte superior, bordas do canyon, há 2 trilhas que podem ser percorridas sem a obrigatoriedade de guia local:
1. Trilha do Mirante: é o ponto mais alto do Canyon, chegando a quase 1200 metros de altitude. A trilha tem uma extensão de aproximadamente 2 km de uma subida leve/moderada. Lá de cima se tem uma visão panorâmica e ampla de toda a planície costeira e da imensidão dos paredões deste canyon.
2. Trilha da Pedra do Segredo e Cascata Tigre Preto: é uma trilha leve/moderada, onde o obstáculo é cruzar o arroio do Segredo que dá origem a Cascata do Tigre Preto. Deste ponto se tem uma vista da monumental cascata e suas quedas. Seguindo adiante, chega-se ao ponto para avistar a Pedra do Segredo, um bloco único de pedra suspenso em uma pequena base, desafiando as leis da gravidade. Não é permitido chegar à Pedra do Segredo, apenas é avistada de longe.
Distância do Centro de Apoio ao Turista de Praia Grande/SC: 60km por estrada de chão. Tem que subir a Serra do Faxinal e Chegar até Cambará do Sul/RS (43km de chão batido). A partir de Cambará pega-se um bom trecho de asfalto (12km) e depois mais um trecho de chão batido até chegar no Parque Nacional da Serra Geral.